domingo, 14 de janeiro de 2018

Os meus 5 melhores livros lidos de 2017

Resultado de imagem para livros pinterest



Diferente do ano de 2016 que eu finalizei o ano com 108 leituras e dentre essas  várias leituras de quadrinhos e mangás infantis/adolescentes, em 2017 eu senti uma mudança e talvez até uma certa maturidade nas minhas leituras. Li livros com temas mais pesados e reflexivos, conheci um pouquinho da literatura Brasileira com um olhar menos receoso, conheci autores novos, além disso tentei encarar o ato de leitura não como uma obrigação, mas como um momento de prazer que não precisa ser medido pela quantidade, mas pela qualidade. Ao todo foram 47 livros que me acrescentaram de múltiplas formas, e dentre esses selecionarei os 5 mais pra expor e indicar pra vocês. Não está em ordem nem de leitura e nem de preferência.

Resultado de imagem para quarto de despejoQuarto de Despejo, é um livro em forma de diário que foi escrito por uma mulher, negra e brasileira. Carolina Maria de Jesus narra seu dia a dia na favela onde mora com seus filhos. Fome, violência, carência múltiplas, dentre outras mazelas são vistas e naturalizadas de uma forma chocante. 

“Escrevo a miséria e a vida infausta dos favelados. Eu era revoltada, não acreditava em ninguém. Odiava os políticos e os patrões, porque o meu sonho era escrever e o pobre não pode ter ideal nobre. Eu sabia que ia angariar inimigos, porque ninguém está habituado a esse tipo de literatura. Seja o que Deus quiser. Eu escrevi a realidade.”

Outros Jeitos de Usar a Boca;

Resultado de imagem para outros jeitos de usar a boca"O volume é dividido em quatro partes, e cada uma delas serve a um propósito diferente. Lida com um tipo diferente de dor. Cura uma mágoa diferente…"  Autora: Rupi Kaur.

É uma narrativa em forma de poesia e dor. Esse livro é daqueles que te dá um soco no estômago com poucas linhas. Rupi Kaur narra episódios de estupro, violências físicas e mentais contra mulheres, além de mostrar o amor e a superação desse caminho tortuoso e da linha tênue entre o que é de fato amor e o que passa a ser abuso e violência.

“Às vezes fico acordada pensando em todos os machucados que você tem e nunca vai dizer.”
Resultado de imagem para memórias póstumas penguinMemórias Póstumas de Brás Cubas; dá para se dizer que esse foi o primeiro livro que li do mestre Machado de Assis, pois foi a primeira obra que eu li sem receio da Literatura Brasileira clássica. Que obra! Além da plenitude de sua escrita memorialista e post-mortem, o autor/ narrador ainda reflete sobre assuntos importantíssimos e recorrentes até hoje, como a escravidão e a servilidade feminina.  

"Cada estação da vida é uma edição, que corrige a anterior, e que será corrigida também, até a edição definitiva, que o editor dá de graça aos vermes."

Resultado de imagem para como ser mulher livroComo ser Mulher; Eu já falei tanto desse livro por aqui, em trabalhos da faculdade, dentre outros lugares que nem eu estou acreditando que o li em 2017. Nesse livro Caitlin Moran faz um feedback de sua vida mostrando de formas irônicas como ela foi induzida a ser  mulher e como ela foi se descobrindo mulher. Ela fala de assuntos importantes trabalho, aborto, casamento, roupas... fazendo um paralelo entre o que (nós mulheres) aprendemos e como deveríamos e/ou poderíamos encarar essas situações. Esse livro é ótimo para quem quiser entender um pouco mais sobre o feminismo de uma forma leve e descontraída. 

Resultado de imagem para o ano em que disse simO Ano Em Que Disse Sim, foi um livro que me fez parar para refletir sobre coisas mínimas na minha vida. Como sobre a necessidade de ter uma "tribo" (fiz um texto sobre isso - clique aqui- ), ou sobre como as formas que encaramos nossos afazeres e sonhos mudam nossa rotina ou nossa vida. A autora Shonda Rhimesé uma roteirista, cineasta e produtora de televisão norte-americana e criadora da produtora ShondaLand.  A autora é responsável pela produção de séries para a televisão como Grey's Anatomy,  Private Practice, Scandal,  How to Get Away with Murder,The Catch. 

No livro, Rhimes, depois de perceber que dizia “não” a tudo, decidiu dar a cara a tapa e aproveitar todas as oportunidades que aparecessem, nos contando então sobre tudo e nos levando a refletir e aprender com ela.

"Mas, por mais incrível que tudo pudesse ter sido, eu só conseguia pensar em uma coisa: Consegui. Eu disse “sim” a algo que me apavorava. E então eu o fiz. E não morri."

Esses foram os livros que escolhi para meu TOP 5 de 2017, mas existem outros livros que poderiam ser acrescentados, como a Biografia de Frida, por exemplo, mas  vamos fechar com esses e já deixar a dica de leitura para que vocês possam conhecer também esses livros em 2018, refletir sobre coisas mínimas - ou não. 



Alyne Lima
Instagram: @umcafeemilrabiscos
@alyneblima
Facebook: Um Café e Mil Rabiscos

Nenhum comentário:

Postar um comentário