segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Não se desgaste com as coisas que não estão no seu controle

O que eu quero levar para esse ano é: não me desgastar com as coisas que não estão no meu controle. Muitas vezes em 2018 me desgastei com coisas que não estavam no meu controle, ou que simplesmente me exigiam demais para que fossem modificadas para serem melhores. Tirar só dez na faculdade. Não chegar atrasada no serviço. Não deixar de me esforçar ao máximo em nada. Priorizar certas coisas, fez com que outras áreas da minha vida fossem abandonadas, e muitas vezes o meu próprio eu foi abandonado. E a custo de que? Aumentar a média global? Como se meu histórico fosse ficar na minha testa com as pessoas me julgando por um número? Ganhar um bônus no final do mês ou simples elogio por sempre fazer o certo, o melhor.

A palavra 'melhor' era um mantra. Ser melhor era uma meta. Conseguir ser a melhor era minha doença. E qualquer coisa que atrapalhasse essa lógica doentia era estressante demais. Me causava tensão. Ansiedade. Medo. Pânico. Se eu não fizesse o que tinha planejado, no tempo planejado com o rendimento planejado - ou melhor, sempre melhor - não estava adequado. Não entrava na minha mente que fracassar faz parte do processo. 

Muitas vezes, as coisas que não estão dentro do nosso controle são as que mais nos atrapalham a agenda. Uma chuva, um pneu furado, emergências médicas, o som alto do vizinho. São essas coisas que se forçarmos a barra, nos estressarmos, reclamarmos, só vamos gerar mais tensão no nosso organismo, pois não estão no nosso controle. E esquecemos que tudo isso faz parte da vida. É normal. 

É preciso sim ser melhor. Melhor para nós, para nossa saúde, para nossa alma, para nossa mente. Mas temos que saber discernir nesse mundo louco, turbulento, doentio e corrido o que realmente nos torna melhores para nós. Não para provar algo para sua família, não para provar algo para pessoas na internet, não para provar algo para o mundo, mas para você. 

Ter um tempo livre para fazer coisas que antes você considerava inútil, perca de tempo e, aliás, o que é perder tempo? Quem inventou esse termo? A arte de perder não é nenhum mistério, se permita. Se permita a hora gasta bestamente. Se permita passar um tempo com quem você ama. Se permita um tempo caminhando para apreciar a natureza. Se permita ler um livro na sombra de uma árvore. Se permita tirar sete. Se permita chegar atrasado quando o  despertador falhar. Permita-se ser paciente com o seu ser, com a sua evolução diária e contínua. E não se desgaste com as coisas que não estão no seu controle. Somos seres imperfeitos, mas não precisamos ser doentios. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário