domingo, 18 de dezembro de 2016

5 coisas que aprendi esse ano [em quotes de livros]







É mais do que conhecido todas as vantagens que a leitura nos trás, eu mesma sou o tipo de pessoa que se não ler ao menos um pouquinho por dia a vida fica sem sentido. E foi graças a isso que eu li mais de 100 livros esse ano, logo podemos dizer que perpassei por várias histórias, vidas, aventuras, romances... e claro, ensinamentos que vou exibir em quotes de livros dos quais li esse ano.

*Indico todos os livros que mencionarei em seguida*

1- "Minha experiência me diz que não existe essa história de sorte, meu jovem amigo - apenas um enorme conjunto de atitudes favoráveis que fazem os acontecimentos penderem para nosso lado" -Star Wars - A Trilogia

Assim como não existe sorte, não existe reza "braba" que vai te trazer a coisa desejada em três dias. Sei disso, pois rezava (e muito) pra ir bem na prova de matemática no ensino médio e mesmo assim ia mal, e ao invés de REALMENTE estudar continuava só rezando, pois era mais cômodo falar que não sabia, que não era minha área, do que tirar tardes e noites de estudos para compreender a matéria, o que é muito diferente de decorar fórmulas uma noite antes da prova. Tal como nesse quote suponho que nossa vida seja uma balança onde estamos agindo favorável e ou contrariamente as coisas que realmente desejamos. Por isso é importante estabelecer prioridades em nossas vidas e agir diariamente para que a balança penda para o lado legal da força. 

2-  "Alguma coisa errada?"
     "Estou com medo."
     "Medo de quê?"
    "De nunca mais me sentir tão feliz na minha vida." - Três Metros Acima do Céu - Federico Moccia

Quando li esse livro eu estava passando por um momento bem difícil pra mim esse ano e esse quote me fez pensar e realmente ter consciência do quanto a felicidade é efêmera e muitas vezes nos esquecemos disso. A busca incessante pela felicidade, ou modernamente falando, a busca pela aceitação alheia, medidas em quantidades de likes e comentários tem sido o foco da grande maioria das pessoas. E por trás da tela brilhante dos celulares, temos pessoas vazias, solitárias e depressivas. O que me faz pensar: Será que estamos buscando nossa felicidade nos lugares certos? Nas pessoas certas? No que você tem buscado sua felicidade? O que é a felicidade? 
Eu mesma acredito que temos que ter um equilíbrio entre o corpo e a mente. E foi esse tentar manter o equilíbrio que me ajudou a passar por essa fase ruim da minha vida, e não ficar expondo minha tristeza nas redes sociais. 

3- "- Ele não me bate nem me maltrata. E não me trai. Dá pra você se ouvir? Se esses são seus padrões: Ei, ele não me deu um soco, então deve estar tudo bem!, isso me assusta! E me faz pensar que, em algum momento, você usou essas justificativas. Ah, está muito ruim agora, e ele tem sido um horror... mas, pelo menos, não está me batendo. Tenha um pouco de respeito por você mesma, está bem?" - Outro Dia - David Levithan

MULHER, NEM SÓ BATER É MALTRATO!

Eu AMO esse livro, assim como também amo o livro "TODO DIA" do mesmo autor e indico pra todo mundo (mesmo)! Esse é um livro que de uma forma simples te ensina muitas coisas, e uma dessas é: Tenha um pouco de respeito por você mesma.
Esse ano eu conheci o feminismo mais a fundo, participei de palestras, de rodas de conversa, li livros, assisti documentários e tudo que eu podia sobre o tema, portanto, posso afirmar: Sim, sou feminista. Acredito que não existe forma mais linda de uma mulher lutar por seus direitos e quebrar tabus do que sendo uma feminista. E muitas mulheres ainda tem uma ideia, muitas das vezes, televisiona do que é o feminismo de que é baderna, bagunça e coisas do tipo, mas não buscar formas de compreender que o feminismo prima pelos direitos iguais entre homens e mulheres. [Mas esse é assunto para outro post.] A questão é: Nem só bater é maltrato. Te privar de sair com seus amigos, de escolher com que roupa ou batom sair, gritos, maltrato psicológico, enfim, várias coisas que uma mulher não deve aceitar de seu parceiro, e sim, se empoderar e mostrar que você tem respeito por você mesma. Isso vai te libertar de muitas coisas ainda.

4- "Ler é cobrir a cara, pensei.
Ler é cobrir a cara. E escrever é mostrá-la." - Formas de Voltar para Casa - Alejandro Zambra

Ao longo de alguns anos eu venho cobrindo minha cara com livros, lendo mundos. Em 2016 eu resolvi mostrá-la. Na verdade, resolvi mostrá-la em 2015, mas nesse ano eu comecei a escrever com mais maturidade, talvez, e não coisas tão supérfluas. Claro, que escrever é um trabalho diário, que exige esforço, muita leitura prévia, dentre outras coisas, mas nesse ano me senti mais segura para expor e divulgar o que escrevia. Pois, eu queria e quero escrever para alguém, eu quero que as pessoas se encontrem nos meus textos. Eu quero que no meu texto não tenha só um pouquinho de Alyne, mas tenha também um pouquinho de Ana, de João, de Júlia, de Carlos... Eu quero escrever. Eu quero mostrar a cara. E espero que dê certo.

5- "Não discuto com o destino
    O que pintar eu assino" - Toda Poesia - Paulo Leminski

Quantas vezes discutimos com o destino e tentamos entender o motivo de tais coisas estarem ou não acontecendo com a gente? Quantas vezes, mesmo com nossos esforços, a balança insiste em não pender para nosso lado? Podemos chorar, espernear, praguejar o universo, mas o que é de ser feito será feito no tempo do destino e não no seu tempo. O importante é não deixar a peteca cair, fazer o que lhe cabe e ir esperando as coisas se assentarem. Sem pressa. Sem neura. Vamos assinar sem discutir, e continuar pintando nosso destino.(ganhei um fio de cabelo branco por tanta neura esse ano, mas ano que vem eu melhoro!)

Que saibamos lidar com os altos e baixos da vida e seguir com positivdidade.
Alyne Lima

Um comentário: