sábado, 21 de janeiro de 2017

Assuma suas estrias!

Resultado de imagem para mulher com estrias tumblr


Vivemos cercados pelas ditaduras mascaradas. Okay, já diminuímos e muito o quanto ligamos para as manchetes pretensiosas ou a quantidade de dinheiro gasto em revistas com mulheres magérrimas a base de photoshop, mas ainda lemos o TOP 10 de como ser mais produtivo, mais organizado, mais estudioso, mais trabalhador, mais rico, mais bonito, mais isso, mais aquilo e, inevitavelmente, menos nós. Nenhum, ou quase nenhum, site, revista, blog, jornal, que seja, vai te ensinar a simplesmente SER, pois não tem a ver com fórmulas mágicas, receitas milagrosas e fada madrinha. Se encontrar e estar bem com você mesmo vem de dentro, vem de nos aceitarmos.

Quantas vezes já se martirizou por não gostar das mesmas coisas que a maioria, ou por gostar que as mesmas coisas que a maioria, por não se encaixar nos padrões, ou por se encaixar nos padrões ou por não gostar de padrões, mas mesmo assim não conseguir sair deles? Quantas vezes já vimos relatos de mulheres que mesmo feministas não aceitam seus corpos como são? Não saem, se escondem atrás da força e da falsa invisibilidade que a tela de um computador proporciona. Quantas vezes os homens são surpreendidos e pressionados por discursos que propagam o machismo e que os forçam e os condicionam desde a infância a serem bestas prepotentes que acreditam na extrema força da sua virilidade. E quantas vezes tiveram um debate interior do motivo de não poderem usarem rosa sem escutar um "gayzinho" ou gostarem de depilar as pernas sem escutar um "afeminado"? E para se defenderem? Dá-lhes mais discursos e propagações machistas.

Por qual motivo não podemos apenas SER? Seja gorda! Seja gay! Seja hétero! Seja aquela pessoa que não gosta de carnaval! Seja aquela pessoa que escolheu não gostar e não tomar essa merda de cerveja! Seja a pessoa que tem estrias e vai pra praia! Seja a pessoa que prefere ficar em casa lendo e comendo chocolate! Seja a pessoa que vai pra academia só pra tirar foto! Seja a pessoa que gosta de virar a madrugada jogando vídeo game! Seja a pessoa que gosta de beber todas! Seja a pessoa que não precisa dessas porcarias de TOP 10! Seja a pessoa que não liga em acordar 10 horas e começar a ser produtivo depois das 13! Seja a pessoa que fala "foda-se" para a boboca da produtividade! (QUEM PRECISA SER PRODUTIVO EM MUNDO QUE TEM SÉRIE??).  Eu não quero ser mais bonita, nem mais rica, nem mais organizada! Ou pelo menos não quero que alguém dite ou me pressione para ser o que eu não quero ser!


Mas se EU escolher que quero ser mais produtivo? Mais rico? Mais bonito? Tudo bem! Mas eu quero fazer minhas escolhas sem essa de certo e errado, de moda e antiquado! Se livre das amarras que muitas vezes só estão em sua mente. Se livre dessa que estrias são feias, enquanto tem mãe que é capaz de matar filho achando a coisa mais natural do mundo! Você é bonito vestindo rosa e com pernas depiladas, e segredo - sexualidade não é uma escolha, a pessoa simplesmente é  - e você é linda gorda e sorrindo por comer pizza! (Nunca vi ninguém comer pizza chorando!) E... por favor! Percam esse pudor da palavra gorda, Caitlin Moran me abriu os olhos para isso, - fofinha, cheinha - ser gordo não é e nunca foi defeito! Quando mais você se aceitar, independente de como você for, mais estaremos um passo a frente dos que tem a mente pequena.

E volto a dizer: Vivemos cercados pelas ditaduras mascaradas, mas deveríamos mesmo era viver cercados de alegrias, pois quem é feliz, feliz de verdade, com o corpo, a mente, a alma, não liga para as coisas intrínsecas que no fundo só causam mal. Abra o olho, se livre das amarras, assuma suas estrias e vá pra praia - onde moro não tem praia, mas achei que soaria melhor - estrias aqui usadas no sentido de: coisas -qualquer coisa- que aos olhos dos outros são defeitos, mas pra você faz parte do grande e lindo pacote que forma esse incrível você. Qual é a dificuldade de simplesmente ser?

Alyne Lima



Instagram: @alyneblima
Facebook: Um café e mil rabiscos

Ps: Mulheres, indico o livro "Como ser mulher- Um divertido manifesto feminista" escrito por Caitlin Moran.

Ps2: Indico o documentário "The Mask You Live In" tem disponível no Netflix

5 comentários:

  1. Você disse muito com esse post!
    Eu preciso muito ler o ouvir coisas desse tipo. Sempre. Porque ser auto-confiante não é nem um pouco fácil pra mim.
    Então eu agradeço, de verdade, por me ajudar, mesmo que por esse momento!
    Minha confiança é meio imprevisível...

    ResponderExcluir
  2. Alyne, que texto impecável!
    Você, certamente, abordou uma das temátidas mais complicadas: a vontade de simplesmente ser quem somos. Não a imitação forçada. E sim o legítimo.
    Menina, menina...
    Deleitei-me no seu primoroso texto.
    Meus parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Alyne, que texto impecável!
    Você, certamente, abordou uma das temátidas mais complicadas: a vontade de simplesmente ser quem somos. Não a imitação forçada. E sim o legítimo.
    Menina, menina...
    Deleitei-me no seu primoroso texto.
    Meus parabéns.

    ResponderExcluir