
Diferente do ano de 2016 que eu finalizei o ano com 108 leituras e dentre essas várias leituras de quadrinhos e mangás infantis/adolescentes, em 2017 eu senti uma mudança e talvez até uma certa maturidade nas minhas leituras. Li livros com temas mais pesados e reflexivos, conheci um pouquinho da literatura Brasileira com um olhar menos receoso, conheci autores novos, além disso tentei encarar o ato de leitura não como uma obrigação, mas como um momento de prazer que não precisa ser medido pela quantidade, mas pela qualidade. Ao todo foram 47 livros que me acrescentaram de múltiplas formas, e dentre esses selecionarei os 5 mais pra expor e indicar pra vocês. Não está em ordem nem de leitura e nem de preferência.
“Escrevo a miséria e a vida infausta dos favelados. Eu era revoltada, não acreditava em ninguém. Odiava os políticos e os patrões, porque o meu sonho era escrever e o pobre não pode ter ideal nobre. Eu sabia que ia angariar inimigos, porque ninguém está habituado a esse tipo de literatura. Seja o que Deus quiser. Eu escrevi a realidade.”
Outros Jeitos de Usar a Boca;
É uma narrativa em forma de poesia e dor. Esse livro é daqueles que te dá um soco no estômago com poucas linhas. Rupi Kaur narra episódios de estupro, violências físicas e mentais contra mulheres, além de mostrar o amor e a superação desse caminho tortuoso e da linha tênue entre o que é de fato amor e o que passa a ser abuso e violência.
“Às vezes fico acordada pensando em todos os machucados que você tem e nunca vai dizer.”

"Cada estação da vida é uma edição, que corrige a anterior, e que será corrigida também, até a edição definitiva, que o editor dá de graça aos vermes."

No livro, Rhimes, depois de perceber que dizia “não” a tudo, decidiu dar a cara a tapa e aproveitar todas as oportunidades que aparecessem, nos contando então sobre tudo e nos levando a refletir e aprender com ela.
"Mas, por mais incrível que tudo pudesse ter sido, eu só conseguia pensar em uma coisa: Consegui. Eu disse “sim” a algo que me apavorava. E então eu o fiz. E não morri."
Esses foram os livros que escolhi para meu TOP 5 de 2017, mas existem outros livros que poderiam ser acrescentados, como a Biografia de Frida, por exemplo, mas vamos fechar com esses e já deixar a dica de leitura para que vocês possam conhecer também esses livros em 2018, refletir sobre coisas mínimas - ou não.
Alyne Lima
Instagram: @umcafeemilrabiscos
@alyneblima
Facebook: Um Café e Mil Rabiscos
Nenhum comentário:
Postar um comentário